Ely Paschoalick alerta sobre os milhares de cérebros desperdiçados nos bancos escolares. Urge uma mudança de postura nas instituições escolares atuais.
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Raven Feuerstein, educador romeno, residente em Israel, de quem tive a honra de ser aluna e aplicadora de seu programa PEI - DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA, afirma em suas aulas sobre emoção e aprendizagem: 'Quem prestará contas a Deus pelos milhares de cérebros desperdiçados nas carteiras escolares?'
Em minha experiência como educadora tenho me deparado com muitos adultos que me procuram desejosos de retornar a estudar ou de melhorar seu desempenho no mercado de trabalho e com crenças negativas sobre si em relação a sua capacidade de estudar e aprender.
Inicio nossas conversas e logo constato que houve um rompimento na infância e quase todos os casos estão associados a comportamentos e posturas inadequadas de professores e diretores frente a erros e dificuldades enfrentadas pelo aluno quando criança.
Não são poucas também as oportunidades em que sou procurada por professores, pais ou parentes angustiados com o tanto que aquela criança está indo mal e encontrando dificuldades nos estudos obtendo um baixo rendimento e correndo risco de reprovação ou mesmo ate de expulsão.
Fico pensando que seria muito interessante se eu conseguisse escrever uma receita para que todos os professores e envolvidos nos processos educacionais pudessem seguir e com certeza não provocar este extermínio cerebral que se avoluma dia a dia no sistema escolar.
No entanto me sinto impotente e o que posso fazer é orientar e alertar os professores.
Costumo dizer que três são os fatores mais importantes:
1- Acreditar que aquela criatura é capaz de mudar para melhor, é capaz de progredir, de conquistar o sucesso até que um dia chegue ao uso de toda sua potencialidade cerebral.
2- Oferecer oportunidades dele conviver com estímulos que o desafiem de maneira a que consiga realizar com sucesso aquilo que um dia foi um fracasso.
3- Medir os pequenos progressos e verbalizar de maneira bem concreta tais progressos de maneira que o individuo e todo o ambiente compreendam que está progredindo e caminhando em direção ao sucesso.
Vou compartilhar com vocês uma experiência que passei com meu neto e pude vivenciar os três passos e obter o sucesso.
Passo 1: ACREDITAR QUE AQUELA CRIATURA É CAPAZ DE MUDAR PARA MELHOR, É CAPAZ DE PROGREDIR, DE CONQUISTAR O SUCESSO ATÉ QUE UM DIA CHEGUE AO USO DE TODA SUA POTENCIALIDADE CEREBRAL.
Esta é uma postura filosófica pois está associada a crença.
É preciso acreditar. Crer!
Se você duvida ou acha que: “bem, ele vai conseguir, mas não igual aos outros”. Pronto, já perdeu a crença. As mudanças já não acontecerão com a mesma espontaneidade que ocorreriam se você tivesse uma postura de crença na capacidade dele de vencer.
Lembro-me do dia em que levávamos meu neto a um neurologista pois já com 1 ano e três meses não andava e puxava a perninha esquerda quando engatinhava.
Para nos, a cada dia tudo contribuía para que crêssemos que ALGO ESTAVA ERRADO COM ELE.
- Ele é gêmeos com outra criança que já andava, pulava, trepava e fazia todas as acrobacias possíveis de uma criança de um ano e três meses fazer.
- Ele fizera um cateterismo no coração aos 45 dias de vida e na ocasião houve uma secção muscular na perna esquerda, a mesma que ele puxava ao engatinhar.
- Nascera com dois defeitos: válvula do coração e válvula da uretra o que ocasionara que ele com apenas 15 meses de vida já se submetera a duas intervenções cirúrgicas.
Mas mesmo assim eu acreditava que ele seria capaz de andar.
Para mim esta crença era mais fácil de se solidificar pois além de ser uma educadora que acredita por principio tinha ainda pontos referenciais na família visto que eu mesma andara com quase três anos devido a uma descalcificação óssea por falta de sol e minha sobrinha andara com 2 anos e pouco.
Reconheço que é mais fácil crer na capacidade do outro de vencer quando conhecemos casos de pessoas que venceram.Mas é preciso crer para acontecer.
Impulsionada pela crença de que meu neto iria andar comecei a colocar em prática os segundo e terceiro passos da receita ou seja:
2º = Medir os pequenos progressos e verbalizar de maneira bem concreta tais progressos de maneira que o individuo e todo o ambiente compreendam que está progredindo e caminhando em direção ao sucesso .
3º = Ao mesmo tempo oferecia oportunidades a meu neto de conviver com estímulos que o desafiassem a andar, como por exemplo pegar em sua mãozinha e levá-lo a ir de um lugar a outro buscando objetos que o atraía.
SUCESSO! Enquanto praticava os três passos meu neto começou a andar e todos festejamos.
(Este sem camisa é o Guilherme, o outro é o Nícolas, seu irmão gêmeo)
Hoje isto é apenas uma vaga lembrança que nos faz mais fortes para crermos que meu outro neto de 12 anos que foi reprovado possa vir a ser um excelente aluno.
Também costumo dizer que três são as atitudes erradas que levam o indivíduo a permanecer no fracasso e não provocar mudanças se acostumando ao fracasso:
1- Comparar o indivíduo com outras crianças até que ele e todos passem a crer que “ALGO ESTÁ ERRADO COM ELE”.
2- Dar justificativas, achar desculpas para minimizar o problema ou mesmo compreendê-lo melhor.
3- Procurar um culpado: a criança ou a família ou os amigos...
Infelizmente estes três passos são praticados diuturnamente pela escola e seu corpo docente por isso que repito aqui a pergunta que meu mestre Dr. Feurstein faz:
“QUEM PRESTARÁ CONTAS A DEUS PELOS MILHARES DE CÉREBROS DESPERDIÇADOS NAS CARTEIRAS ESCOLARES?”
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Nossa,esse seu ex professor romeno é o Ò.
ResponderExcluirEssa frase dele resume muito o que ocorre com frequencia hj nas escolas.
Crianças com transtorno de comportamento são na maioria das vezes taxadas de enjoadas,preguiçosas,sendo rotuladas diariamente.Dificilmente passa pela cabeças dos que estão na gestão da escola ,que aquela criança necessita de ajuda.Ás vezes basta uma orientação para pais,saber como é o contexto social da criança.Mas preferem segregar a criança.
Eu como professora,luto pelas crianças mais necessitadas .Não LAVO MINHAS MÃOS,não sou omissa.Coloco às vezes até meu emprego em jogo se algo não for feito.Mas infelismente tem uma fila muito grande lá com PAPAI DO CÉU para as prestações de contas.
Devemos nos atentar para as inteligências múltiplas,todos nós somos capazes,basta a estimulação.