sábado, 2 de julho de 2011

EDUCAÇÃO SE FAZ COM IDEAL, GARRA E ESTUDOS


Esteve na cidade de Uberlândia o Prof. Ronnie Corazza, ator, arte-educador e contador de histórias da Ópera Cômica de São Paulo para ministrar uma palestra com o tema “ O espaço do Ateliê em diálogos diversos”no II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁTICAS EDUCACIONAIS.  


O Professor Ronnie apresentou suas experiências de construção de um ambiente provocador de criações e invenções que são experimentados em ateliês como os das escolas da Reggio Emília, na Itália e o de Anna Marie Holm, na Dinamarca.

O mais impressionante e significativo, para mim, foi o ambiente onde o evento se deu:

Centro Educacional Maria de Nazaré, na rua Ângelo Zocoli,593 no Bairro Custódio Pereira.


                        Presidente da ONG comigo ao centro e palestrante Prof.Ronnie Corazza
 Uma instituição filantrópica que em convênio com a Prefeitura Municipal de Uberlândia mantém uma creche que atende crianças carentes do bairro Custódio.

A Instituição dirigida pela educadora Marilda Machado Barbosa é um testemunho vivo de que educação se faz com IDEAL, GARRA E ESTUDOS

                                                Diretora do Centro Educacional Prof. Marilda

Muita gente diz que educação se faz com vontade política e com dinheiro. Sim, estes dois fatores são importantes, porém de que vale a vontade política se ela é de cumprir metas numéricas a qualquer custo e de que vale o dinheiro se ele é para recursos pseudos-pedagógicos?



Pelas fotos que você poderá apreciar neste artigo você terá a certeza de que educação se faz com IDEAL, GARRA E ESTUDOS


Nossa LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) há muito contempla a formação continuada dos educadores, há muito contempla a inclusão, há muito contempla a individualização do ensino, há muito contempla ... mas na realidade ainda temos educadores trabalhando 8 horas por dia e recebendo abaixo do piso salarial para 4 horas/trabalho de professores...

Bem, você pode achar que estou saindo do assunto, mas não. Estou no centro do assunto, pois você verá um ambiente educacional de “primeiro mundo” (Itália e Dinamarca) onde operam educadores de IDEAL, GARRA E ESTUDOS apesar da baixa remuneração que estes convênios contemplam.   



Esta é a equipe responsável por este projeto educacional feito com IDEAL-GARRA e ESTUDOS.

                                 Estas são as mãos dos pequenos grandes artistas


Elypaschoalick – colunista – Marilda Machado Barbosa - diretora do Centro Educacional Maria de Nazaré – e Luciana Ribeiro Guimarães Carrijo – responsável pela CenárioTreinamentos e Cursos Livres – que assessora pedagogicamente este trabalho.



                      Peça artística confeccionada pelas crianças em projeto de estudos do corpo humano e o espaço sideral. 



Neste projeto do espaço sideral as crianças construiram um astronauta e já se preparam para construir um foguete. Observem que há espaço como um todo: terra -  sol - enfim, experiências para uma vida toda.




                  Cantinho da leitura. Feito para estimular nos pequenos o hábito da leitura com prazer.


Registro fotográfico do laboratório sensorial realizado com os pequenos para desenvolver o senso tátil reconhecendo e pareando diferentes espessuras de tecidos.



Móbile feito com chupetas das crianças. Peça importante nas relações afetivas das crianças menores de 4 anos.




Mais um registro de uma oficina de papel machê. Mãos que realizam são mãos que obedecem a mente criativa. Quando a criança percebe que o ambiente valoriza aquilo que ela produz, a criança sente-se amada, aceita e passa a produzir positivamente.



Auxiliar a criança a se organizar em relação ao tempo e o espaço é oferecer a ela estrutura para sua segurança afetiva e sua atuação positiva no dia à dia. 

NOTA DEZ para líderes capazes de, apesar do pequeno salário e árduo trabalho, motivar sua equipe a produzir com qualidade. 

NOTA DEZ para pessoas que estimulam a criatividade das mentes infantis.

NOTA DEZ para educadores que valorizam o fazer das crianças. 

NOTA DEZ para educadores que estudam e valorizam a arte como ação educativa.

NOTA DEZ para instituições que valorizam e aplaudem as mais simples ações artísticas das crianças e abrem espaço para a realização das mesmas. 





Educação com IDEAL, GARRA e ESTUDOS só se faz se existir uma equipe multidisciplinar. No Centro Educacional Maria de Nazaré há especialista na área de artes, coordenadora pedagógica, professor de teatro e assessoria educacional.







MARCAS DE BATOM NO BANHEIRO



Hoje vou publicar nesta coluna algo que minha mestra Branca Ivone de Araújo Hauptmann sempre me ensinou:
“Em educação não há receitas e na lida com problemas de comportamento seja sempre inusitado fazendo o inesperado”. 


O que vou relatar é uma piada, mas que muito bem ilustra o conselho acima citado:

“Contam que numa escola pública estava ocorrendo uma situação muito desagradável: meninas de 12 anos que usavam batom, todos os dias beijavam o espelho para remover o excesso de batom.

 O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia. Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom...

Um dia o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam. Fez uma palestra de uma hora.

No dia seguinte as marcas de batom no banheiro reapareceram...

No outro dia, o diretor juntou o bando de meninas e o zelador no banheiro, e pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho.


O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.

Nunca mais apareceram marcas no espelho!

Moral da história: Há professores e há educadores...

Comunicar é sempre um desafio!

Às vezes, precisamos usar métodos diferentes para alcançar certos resultados”.

Fale comigo pelo: elypaschoalick@gmail.com
Saiba melhor quem é Elypaschoalick lendo aqui
Conheça os temas das palestras de Elypaschoalick