domingo, 5 de fevereiro de 2012

URGE UMA MUDANÇA EDUCACIONAL MUNDIAL


O caos que está a educação é algo inaceitável. Meninos, meninas e jovens não querendo mais ir para a escola. Violência gerando violência...Ely Paschoalick aponta os fatores motivadores.
Siga elypaschoalick no facebook


 Até quando,ou até que aconteça o que ... será necessário para que efetivamente comecemos a resgatar a educação internacional?
Ou será que é melhor perguntar: efetivamente construir uma nova forma de educar?
Estou fazendo uma viagem pela Europa – primeiro mundo - e conversando com mães na Suécia, em Portugal Norte, Sul e Centro, na Itália, Espanha e Alemanha a preocupação é a mesma: Cada dia mais os meninos não querem ir para a Escola.
E as mães me perguntam: “O que eu faço? Se eu permitir que meu filho falte da Escola eles me tiram o filho e perco sua guarda, se eu obrigar ele foge e se revolta comigo”. 




É interessante que Suécia e Alemanha são países que pagam aos pais, um dinheiro significativo, se os filhos estão freqüentando a Escola e este dinheiro vai para beneficiar a família e o filho especificamente. E são estes os dois lugares, dos citados acima, onde  mais conheci adolescentes que estavam ameaçados de perder este dinheiro porque estavam faltosos da escola. 

Mesmo ameaçados de perder o benefício financeiro os meninos-moços e as meninas-moças me afirmavam: “Mas a Escola é chata de mais... Eu não gosto de ir lá! Eu não gosto de ficar lá!”

Fico pensando o que está acontecendo?

Eu tenho a resposta, mas quero publicá-la aqui e pedir a sua opinião e seu parecer. 

Daqui da Europa, Deus está me possibilitando ir ao Egito e ao Iraque. Vou continuar minha pesquisa lá. Mas tenho quase a certeza de que encontrarei inúmeros casos assim pois, tenho um amigo que seu filho apanhou de um professor na Escola em um país do Oriente Médio e ficou desejoso de sair da escola. Vejamos...

FATOR 1 = 

Penso que o desestímulo se inicia no FATOR  1 que é o distanciamento entre o sistema escolar e a vida cotidiana do adolescente. 

No dia a dia o adolescente vive com seu celular a passar mensagens, falar com os colegas, ouvir músicas e ver filmes. Na escola é proibido portar seu celular.

Mas Ely, como alguém vai prestar atenção na aula com o celular? Bem, aí é que está o problema, é preciso mudar o sistema de aula, o sistema de “ensinagem” como diz meu amigo Prof. Pacheco da Escola da Ponte “Não há problemas de aprendizagem o que há são problemas de ensinagem!”.




O FATOR 2 é que na escola a comunicação é proibida: Não pode celular, não pode bilhetinhos, não pode bater papo, não pode comentar algo com o colega do lado. 


Mas Ely, como alguém pode prestar atenção na aula conversando? “Quando um burro fala o outro murcha a orelha!”

Bem, aí é que está o problema, como pode em pleno século da comunicação proibir a comunicação entre os alunos? 


A penicilina foi a última invenção da humanidade feita individualmente em 1928 por Alexander Fleming. Dali para a frente tudo que existe como bomba atômica, viagem à lua, avião supersônico, ondas magnéticas, quartzo para o relógio, computador, internet... foram produtos de trabalho em equipe. E a escola pretende que os alunos vão ser motivados aos estudos sendo proibidos de conversar?

Assim mesmo, a penicilina só foi inventada porque Fleming foi conversar com seu colega, Dr. Pryce e lhe mostrar como estava a experiência. 

E depois em 1945, Fleming, Florey e Chain receberam o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina por este trabalho, um premio recebido em equipe.

Mas a escola quando fala em equipe não fala em cooperação, fala em competição, em pequena guerra para ver que grupo de alunos consegue derrotar outro grupo de alunos...



FATOR 3 – Em pleno século da inclusão, onde as leis protegem as minorias, os direitos dos cidadãos e a inclusão condenando os preconceitos, a escola comete exclusões reprovando alunos e rebaixando-os de sala ou até mesmo de colégios como acontece na Alemanha e em outros países. 

Os sistemas escolares do século XVIII, XIX,XX e ainda do XXI são sistemas fechados, estanques, isolados, divididos e fracionados em séries, salas... Enquanto isto não for quebrado nossos jovens vão se sentir preteridos, desprezados, recusados, excluídos e cada vez mais vão SE DEFENDER NÃO QUERENDO IR PARA A ESCOLA.
 
URGE UMA MUDANÇA EDUCACIONAL MUNDIAL! A solução e as receitas já têm há um século (desde 1908) e você poderá conhecer algumas dela nos artigos




É necessário que o aluno goste de estudar, participe, pense e sinta-se bem pois desejo de aprender, curiosidade e boa conversa com certeza os jovens e crianças do século XXI possuem.
Um beijo no coração de meus ex-alunos que testemunham que o melhor tempo da vida deles foi em minha escola. Sito-me diferenciada, privilegiada e muito grata a Deus por me permitir viver um tempo diferente.