O caos que está a educação é algo inaceitável. Meninos,
meninas e jovens não querendo mais ir para a escola. Violência gerando
violência...Ely Paschoalick aponta os fatores motivadores.
Siga elypaschoalick no facebook
Até quando,ou até que aconteça o que ... será
necessário para que efetivamente comecemos a resgatar a educação internacional?
Ou será que é melhor perguntar: efetivamente
construir uma nova forma de educar?
Estou fazendo uma viagem pela Europa – primeiro mundo
- e conversando com mães na Suécia, em Portugal Norte, Sul e Centro, na Itália,
Espanha e Alemanha a preocupação é a mesma: Cada dia mais os meninos não querem
ir para a Escola.
E as mães me perguntam: “O que eu faço? Se eu
permitir que meu filho falte da Escola eles me tiram o filho e perco sua guarda, se eu obrigar ele foge e se revolta comigo”.
É interessante que Suécia e Alemanha são países
que pagam aos pais, um dinheiro significativo, se os filhos estão freqüentando a
Escola e este dinheiro vai para beneficiar a família e o filho especificamente.
E são estes os dois lugares, dos citados acima, onde mais conheci adolescentes que estavam
ameaçados de perder este dinheiro porque estavam faltosos da escola.
Mesmo ameaçados de perder o benefício financeiro
os meninos-moços e as meninas-moças me afirmavam: “Mas a Escola é chata de
mais... Eu não gosto de ir lá! Eu não gosto de ficar lá!”
Fico pensando o que está acontecendo?
Eu tenho a resposta, mas quero publicá-la aqui e
pedir a sua opinião e seu parecer.
Daqui da Europa, Deus está me possibilitando ir ao
Egito e ao Iraque. Vou continuar minha pesquisa lá. Mas tenho quase a certeza
de que encontrarei inúmeros casos assim pois, tenho um amigo que seu filho
apanhou de um professor na Escola em um país do Oriente Médio e ficou desejoso
de sair da escola. Vejamos...
FATOR 1 =
Penso que o desestímulo se inicia no FATOR 1 que é o distanciamento entre o sistema
escolar e a vida cotidiana do adolescente.
No dia a dia o adolescente vive com seu celular a
passar mensagens, falar com os colegas, ouvir músicas e ver filmes. Na escola é
proibido portar seu celular.
Mas Ely, como alguém vai prestar atenção na aula
com o celular? Bem, aí é que está o problema, é preciso mudar o sistema de
aula, o sistema de “ensinagem” como diz meu amigo Prof. Pacheco da Escola da
Ponte “Não há problemas de aprendizagem o que há são problemas de ensinagem!”.
O FATOR 2 é que na escola a comunicação é
proibida: Não pode celular, não pode bilhetinhos, não pode bater papo, não pode
comentar algo com o colega do lado.
Mas Ely, como alguém pode prestar atenção na aula
conversando? “Quando um burro fala o outro murcha a orelha!”
Bem, aí é que está
o problema, como pode em pleno século da comunicação proibir a comunicação entre
os alunos?
A penicilina foi a última invenção da humanidade feita
individualmente em 1928
por Alexander Fleming. Dali para a frente tudo que
existe como bomba atômica, viagem à lua, avião supersônico, ondas magnéticas,
quartzo para o relógio, computador, internet... foram produtos de trabalho em
equipe. E a escola pretende que os alunos vão ser motivados aos estudos sendo
proibidos de conversar?
Assim mesmo, a penicilina só foi inventada porque
Fleming foi conversar com seu colega, Dr. Pryce e lhe mostrar como estava a
experiência.
E depois em 1945, Fleming, Florey e Chain receberam o Prémio Nobel de Fisiologia ou
Medicina por este trabalho, um premio recebido em equipe.
Mas a escola quando fala em equipe não fala em
cooperação, fala em competição, em pequena guerra para ver que grupo de alunos
consegue derrotar outro grupo de alunos...
FATOR 3 – Em pleno século da inclusão, onde as
leis protegem as minorias, os direitos dos cidadãos e a inclusão condenando os preconceitos,
a escola comete exclusões reprovando alunos e rebaixando-os de sala ou até
mesmo de colégios como acontece na Alemanha e em outros países.
Os sistemas escolares do século XVIII, XIX,XX e
ainda do XXI são sistemas fechados, estanques, isolados, divididos e fracionados
em séries, salas... Enquanto isto não for quebrado nossos jovens vão se sentir
preteridos, desprezados, recusados, excluídos e cada vez mais vão SE DEFENDER NÃO QUERENDO IR PARA A ESCOLA.
URGE UMA MUDANÇA EDUCACIONAL MUNDIAL! A solução e
as receitas já têm há um século (desde 1908) e você poderá conhecer algumas
dela nos artigos
É necessário que o aluno goste de estudar,
participe, pense e sinta-se bem pois desejo de aprender, curiosidade e boa
conversa com certeza os jovens e crianças do século XXI possuem.
Um beijo no coração de meus ex-alunos
que testemunham que o melhor tempo da vida deles foi em minha escola. Sito-me
diferenciada, privilegiada e muito grata a Deus por me permitir viver um tempo
diferente.