A educadora Ely Paschoalick comenta sobre recursos tecnológicos eficazes para uma prática educacional mais afinada com o mercado e a sociedade do século XXI.
Publicado no portal uipi- coluna Professor nota DEZ
Realmente, nem tudo está perdido em relação ao Ensino Fundamental.
Em primeiro lugar é preciso que os professores, os técnicos em educação e os gestores educacionais quebrem seus paradigmas e assimilem o paradigma do ensino cooperativo que contemple formar: o Ser - o Fazer - o Conviver e o Aprender (Pilares para a Educação do século XXI determinados por Delors no final do século XX) e comentado por mim no artigo PROFESSOR GOOGLE – O que resta para a Escola ensinar?
conheço e acredito em uma metodologia digital denominada webquest. Ela foi criada e desenvolvida em 1995 por Bernie Dodge.
Tem muita coisa na internet sobre webquest que, no Brasil, é amplamente difundida pelo SENAC e USP.
É uma lástima que as escolas brasileiras ainda estejam calcadas sobre um sistema de utilização de um livro didático e aulas coletivas para alunos enfileirados e impedidos de se comunicarem com duração de apenas 50 minutos. Estes são dois fatores que impedem a real e prática utilização das webquest.
No entanto temos muitas produções brasileiras de webquest e muitos professores introduzindo, infelizmente ainda como trabalho extra para avaliação e distribuição de pontos, principalmente na chamada segunda fase do Ensino Fundamental. (Ainda não conseguiram quebrar o paradigma que imperou até a década de 60 do antigo primário e ginásio)
Bem, a webquest segue uma linha educacional introduzida em 1908 pela Dr. Maria Montessori e os educadores da Escola Nova ou Escola Ativa, onde se recomendava que um assunto fosse abordado por vários aspectos fazendo uma integração entre as matérias, integração esta hoje denominada: interdisciplinaridade.
A webquest também se vale das bases da metodologia PEDAGOGIA DE PROJETO defendida no início do século XX, com John Dewey.
Toda webquest segue uma estrutura de 7 itens:
1-introdução
2-tarefa
3-processo
4-recursos
5-avaliação
6-conclusão
7-créditos e referências
Sonho com uma escola de Ensino Fundamental onde cada aluno tenha seu computador e que as aulas sejam em grupo e com multi-pesquisa dos conteúdos e tem mais:
Em um ambiente onde o aluno possa escolher o que fazer, quando fazer, como fazer e com quem fazer.
Aí sim estaremos desenvolvendo a autonomia, o espírito de pesquisa e a criatividade de nossos alunos.
Obs.: Se voce quer conhecer uma webquest feita para o ensino médio navegue no site http://www.viabilizanet.com.br/wq12/creditos.htm que você poderá melhor se familiarizar com uma webquest criada por uma aluna da professora do curso de Web Quest:
Adriana M. Hauptmann da Matta – que por sua vez é filha de minha grande mestra Ivone Hauptmann.
Mas nada disto será eficaz se os paradigmas forem os do “Ensino Fundamental do Tempo do Onça”.
Siga-me pelo http://twitter.com/#!/elypaschoalick
Fale comigo pelo: elypaschoalick@gmail.com
Saiba melhor quem é Elypaschoalick lendo aqui.
Conheça os temas das palestras de Elypaschoalick
Leia sinopse do livro "Os 4 P's da Educação"