Quem chega a Escola da Ponte as sextas-feiras escuta um
zum..zum...zum...animado entre todos aguardando ansiosos o horário da REUNIÂO
DE RESPONSABILIDADE.
Em todos os murais há a programação
do dia e em cada um deles está escrito: 15h00 Reunião de responsabilidade.
É muito interessante este instrumento de formação de
cidadania que além de auxiliar o aluno a conquistar sua autonomia também o
envolve como participante e gerente de sua própria escola.
Os grupos de responsabilidades constituem um dos
dispositivos que possibilita a fidelidade do aluno à escola e sobretudo o
GOSTAR DE IR A ESCOLA.
Constitui um recurso simples, sem custos e que pode ser adotado em qualquer ambiente escolar desde
que haja gestão democrática que valoriza a livre escolha.
Nas duas primeiras semanas do ano
escolar, quando a escola é “instalada” aos poucos e com todos os seus
dispositivos pedagógicos, os murais estão vazios e os alunos se juntam em
grupos aleatórios para iniciarem a organização da escola.
PROFESSOR COMO
ORIENTADOR EDUCATIVO
Uma das tarefas de todos os
alunos nesta “instalação da escola” é se oferecer, pelo menos em três hipóteses
de responsabilidade, de acordo com seus desejos e habilidades.
Assim, o aluno faz sua opção e
inicia-se um processo comandado pela observação do professor que funcionando
como um “ORIENTADOR EDUCATIVO” gerencia um processo de escolha...negociação...responsabilidade...autonomia.
Os GRUPOS DE RESPONSABILIDADES,
seus direitos e deveres, suas funções são, ano a ano, elencados de acordo com
as necessidades da rotina diária da escola, amplamente discutidos e debatidos
até que se forme uma listagem de responsabilidades para funcionar durante
aquele ano letivo. Entre elas temos:
5 R = grupo que cuida da
reciclagem do lixo
Mural
Jornal
Rádio e computador
Jardim
Eventos
Comenius = grupo que efetua o
projeto de intercâmbio com alunos da Alemanha.
Além destes GRUPOS DE
RESPONSABILIDADE ainda há na gestão feita pelos alunos a diretoria da
ASSEMBLÉIA que acontece semanalmente, a COMISSSÃO DE AJUDA que auxilia diariamente
nos problemas disciplinares e a comissão de cicerones que recepcionam os
visitantes. Desta maneira um mesmo aluno pode acumular dois cargos como por
exemplo: secretário da ASSEMBLÉIA e membro do grupo de RESPONSABILIDADE DO
JARDIM.
COMO FUNCIONAM OS
GRUPOS DE RESPONSABILIDADE
“Para além da
gestão dos conflitos, a gestão da vida na escola é de responsabilidade coletiva, por isso, no início de cada ano letivo se definem as necessidades de organização da escola e se criam grupos de responsabilidade que
irão dar respostas a essas mesmas
necessidades. Os grupos de responsabilidade (Refeitório, Terrário e Jardim, Clube dos Limpinhos, 3R’s, Eco-Pontos, Arrumação e Material Comum, Biblioteca, Jogos
e Vídeo, Jornal, Computadores e Música,
Correio da Ponte, Recreio Bom, Mapas de Presença e
Datas de Aniversário, Cabides e Guarda-Chuvas, entre
outros) surgem precisamente para envolver muito mais o aluno no seu processo de
construção pessoal, promovendo uma atitude responsável, colaborativa e um envolvimento que desenvolve em cada um
dos alunos a ideia de que Estudar não é só ler nos livros; …também é repartir, também é saber dar o que a gente souber
dividir para multiplicar.”
Com estas palavras os
profissionais da Ponte narram um pouco do que é o grupo de responsabilidade.
Cada grupo se institui e se reúne
semanalmente para efetuar tudo o que envolve as atividades necessárias para a
existência e preservação daquele aspecto a que o grupo se destina.
Assim sendo um grupo de
responsabilidade do jardim, por exemplo, vai efetivar as seguintes tarefas:
-decisão do que plantar nos
jardins.
-alavancar recursos para os
jardins.
-plantio e preservação dos jardins.
-criação de regras para
utilização, opiniões e preservação dos jardins pelos colegas.
-organização de campanhas e
comunicados para que os colegas saibam o que o grupo anda objetivando.
Enfim, os alunos do grupo de
responsabilidade pelos jardins são os organizadores, realizadores, utilizadores
e responsáveis pelo jardim como um bem comum a todos da escola.
O grupo de responsabilidade do
jornal vai elaborar, confeccionar e divulgar o jornal da escola.
Além destes grupos de
responsabilidade, como já explicado acima, os alunos ainda se reúnem em quatro
outros grupos muito significativas na formação dos jovens cidadãos que são:
1-Comissão de ajuda que auxilia
na construção de um bom comportamento e relacionamento entre os
alunos-professores-funcionários-comunidade.
2-Reunião da Assembléia que trata
da organização coletiva da escola.
3-Comissão de visitas que se
encarregam de não só receber as visitas e demonstrar a escola como também
elaborar, divulgar e controlar os direitos e deveres dos visitantes.
4-Reuniões de PARTILHA que são
momentos destinados para os alunos compartilharem com os colegas sobre algo em
que ele está envolvido como por exemplo um trabalho, uma pesquisa, uma redação
ou mesmo algo que ele está vivendo ou experimentando como foi uma partilha que
assisti onde a aluna estava a se perguntar se Deus existia ou não.
Bem, mas estes quatro grupos que
se reúnem semanalmente em momentos de grande aprendizado são assuntos de outros
artigos que escreverei futuramente.
Mesa
do grupo de responsabilidade dos jogos do refeitório.
Finalizando quero ressaltar que
os grupos de responsabilidade são heterogêneos sendo formados por alunos de
diferentes idades e diferentes níveis de aprendizagem e conhecimento de maneira
que cada um possa dar o melhor de si para todos.
A Escola da Ponte, em Portugal, e
outras centenas pelo mundo, que nela se inspiram, contam com duas armas que as
auxiliam a procurar fazer sempre melhor e com mais exigência na excelência:
ACREDITAR NO QUE FAZ
SER COMUNIDADE.
Mesa do grupo de responsabilidade
com os materiais didáticos
Reunião do grupo de responsabilidade do Jornal da Escola da Ponte.
Comunicado gerado pelo grupo de responsabilidade do Jornal e publicado no
mural da escola.
Vamos acreditar que há solução para a educação!