sábado, 8 de janeiro de 2011

Enigmas da alfabetização - UMA EXPERIÊNCIA EMOCIONAL


Caro professor! Meu objetivo com este artigo é levá-lo a vivenciar uma experiência onde você se sentirá de uma maneira muito semelhante ao estado emocional que uma pessoa em processo inicial de alfabetização vive.

Vou mudar o sistema de comunicação através das letras por um sistema através de símbolos e mensagens desenhadas.

Cada slide abaixo tem como resposta uma palavra ou uma frase com significado. 

Você deverá pegar um lápis e um papel e ir escrevendo suas hipóteses.

Os slides são numerados e você terá a resposta de cada um para conferir.

O mais importante não é a quantidade de acertos ou erro que você obtiver. O mais importante é perceber o que se passa dentro de você ao:

*ter dúvidas

*errar

*não saber

*pensar... prestar atenção e mesmo assim não conseguir...

*ter outra pessoa perto que acerta antes de você... ou mesmo que ri de seus erros...

Como você consegue lidar com estas sensações? Que sentimentos lhe vêm?

*Medo?        *Alegria?      *Raiva?      *Tristeza?

 Resposta 1=____________________________________________________
Obs.: Enigmas retirados do projeto Banco do Brasil Alfabetizando - Uma das melhores metodologias de alfabetização de adultos que conheço baseada em Paulo Freire. Quer dizer... excetuando a metodologia de minha autoria  que também é baseada em Paulo Freire, Montessori, Neurolinguística e Programa de erradicação do analfabetismo em Cuba. 
 Resposta 2=____________________________________________________
  Resposta 3=____________________________________________________
  Resposta 4=____________________________________________________



Agora, vamos verificar seus acertos e seus erros. Leia as respostas abaixo.

Enigma 1= Altofalante



Enigma 2 = ladeira acima

Enigma 3 = Pelo contrário


Enigma 4 = Entrevistador



Pronto para continuar?
Quantos você acertou?

 Resposta 5= ________________________________________________________________
  Resposta 6= ________________________________________________________________
  Resposta 7= ________________________________________________________________
  Resposta 8= ________________________________________________________________
  Resposta 9= ________________________________________________________________
  Resposta 10= ________________________________________________________________


E aí, como está a emoção ou você já aprendeu tanto a se frustrar que nem sente mais tristeza ou incompetência ao não conseguir? OU SERÁ QUE ACERTOU TODOS OS 10 ENIGMAS ou pelo menos 70% deles.

Vejamos:

Enigma 5= Podemos considerar tres respostas corretas:
Suecas
Eu no meio da casa
Eu dentro da casa

Enigma 6= Ká entre nós

Enigma 7= Lendo entre linhas
Enigma 8= Coração partido
Enigma 9= Beirute
Enigma 10= Sem olhar para trás.


E aí como foi? Está se sentindo muito inteligente ou ...
Está motivada para mais enigmas... ou quer desistir ...


Você já viu crianças e adolescentes frente à dificuldade dizer sacudindo os ombros: "Não estou nem aí".

Ou então afirmar: "Não quero mais, não gostei disto!"

Há alguns até que dão uma desculpa desprezando ou criticando o exercício.

Todas as reações descritas acima são situações "bengalas" que as crianças e os adolescentes verbalizam para esconder uma sensação de menos valia, de inferioridade ou de pensamento: "Algo está errado comigo" ou até mesmo: "Todos conseguem só eu que sou MUITO BURRO!".

Talvez você até chame alguém para desafiá-lo a acertar, mas na verdade seu maior interesse é criar uma situação de comparação porque finalmente a DÚVIDA FOI IMPLANTADA EM SEU CORAÇÃO.
Professor, não permita que a dúvida da inferioridade, da burrice, entre no coração de seus alunos só porque eles estão fazendo uma atividade diferente, nova, a que eles não estão acostumados e que ainda não dominam.

Esteja emocionalmente com seus alunos para que eles se sintam seguros e capazes de enfrentar desafios.




DIVULGUE ESTE ARTIGO ENTRE OS PROFESSORES DE SÉRIES DE ALFABETIZAÇÃO QUE VOCÊ CONHECE. 

Se você quiser entre em contato comigo pelo endereço
elypaschoalick@gmail.com
que tenho mais alguns enigmas só para você se divertir. Sem compromisso, sem medidas, apenas para treinar e ficar mais expert em enigmas.


Usar apostilas é o suficiente para oferecer um ensino de qualidade?


Tecnologia na Educação I – Sistema de Ensino ou Coletânea de apostilas.
A educadora Ely Paschoalick escreve uma série de artigos criticando a prática educacional brasileira e os rumos que está tomando.

Tudo de interessante para iniciar 2011 é analisar o uso da tecnologia da educação que vem se praticando em nossa pátria.

Sistemas de ensino (lê-se: coletânea de apostilas) cada vez se alastra mais e nesta década é invadido por gráficas estrangeiras como nos conta a matéria publicada no estadão:  “A Pearson é dona do Financial Times e passará a deter o controle dos sistemas de ensino COC, Pueri Domus, Dom Bosco, Name e a gráfica GEB, a Logística e Distribuição, e a Klick Net.”


Também percebemos claramente que os chamados “Sistemas de Ensino” tomam conta do Ensino Fundamental municipalizado como se pode constatar na matéria Município renova convênio com Editora Positivo” sobre isto creio que é muito mais fácil convencer uma secretária da educação de um município (cargo político) do que uma equipe de profissionais do MEC (cargos técnicos).


Escrevendo esta coluna para o portal Uipi sinto-me um Davi enfrentando o Golias, mas minhas boas intenções, convicções e experiências educacionais me encorajam a seguir avante.

Em pleno século XXI, século da comunicação, as crianças e adolescentes brasileiros são condenados a se referenciarem por apenas UM ÚNICO livro e na sua maioria em forma de apostila. 

São bem ilustrados? Sim

São bem pesquisados? Sim

São bem revisados? Sim 

Mas os conjuntos destas apostilas enganosamente denominados no mercado como Sistema de Ensino cometem erros que colaboram para o desinteresse e exclusão dos alunos:

- ERRO 1: São de uso coletivo ou seja: todos os alunos precisam aprender no mesmo ritmo, na mesma hora, da mesma maneira.

-ERRO 2: São calcados em lições de casa e trabalhos extras classe ou seja: alunos que possuem acompanhamento extra classe (seja familiar ou professor particular) para efetivar suas lições as realizam com competência uma vez que  nosso ensino jurássico ainda é de apenas meio período.(Grande oportunidade política de usar três alunos em uma só carteira).

As duas características acima são atribuídas por mim como erros e instrumentos de exclusão do ambiente escolar dos alunos. 

Por que o uso desta ou daquela apostila, deste ou daquele livro não pode ser chamado de sistema de ensino.
 
Sistema tem a ver com doutrina e o uso de tais apostilas, na maioria das vezes com alunos enfileirados e proibidos de conversarem, pertence a uma doutrina que tem colhido ao longo de sua existência resultados negativos tais como: dos 100% dos alunos que ingressam no Ensino Fundamental 40% são excluídos e não terminam a nona série. No ensino Médio o gargalo aperta mais e completa o funil que desenha nosso real Sistema de Ensino aonde poucos chegam à universidade. 


AOS POBRES UMA ESCOLA POBRE

Como afirma Sérgio Haddad, economista e doutor em educação: “Criamos um ensino público que dá aos pobres uma escola pobre”. 

Então incautos políticos da educação motivados pela mídia sustentada por empresários da educação pensam: 

“O que o ensino dos ricos tem? 

_Apostilas. 

_Então, vamos fornecer tais apostilas aos pobres e com isto enriquecer seu ensino!”.

Eu os chamo de incautos, inocentes, ingênuos numa tentativa de perdoá-los em nome da ignorância educacional.

Eles se esquecem de levar em conta que os elevados índices de aprovação em vestibular por alunos da rede particular, apenas é resultado do último passo exclusivo do afunilamento do Sistema Brasileiro de Educação que leva o pobre à exclusão educacional.

O uso de tais apostilas erroneamente denominadas sistema de ensino, em nada modificará a pobreza da educação oferecida a uma população que cada vez mais necessita de autonomia, discernimento e capacidade de pensar.

Com certeza a simples utilização de livros ou apostilas dos ricos para os pobres não será o caminho de oferecer uma educação em situação de igualdade de direitos (ex aequo).

A única certeza que tal caminho nos oferece é o enriquecimento das gráficas que produzem tais apostilas.

O que necessitamos na realidade é uma real mudança no Sistema de Ensino Brasileiro e não apenas mudança de livro ou apostila didática.

Urge uma mudança filosófica, psicológica e didática.

Não é uma mudança de tecnologia ou de materiais que necessitamos mas é urgente que se faça, dentro das escolas, mudanças estruturais nas relações humanas, sociais, tempo de aula, seriação, sistema de avaliação e principalmente graduação de professores que saibam utilizar didáticas diferenciadas para as diferentes funções da inteligência dos seres humanos ao adquirir um conhecimento (pluricognição).

Não é esta ou aquela apostila que fará a diferença mas este ou aquele professor neste ou naquele ambiente escolar.

Publicado no
http://www.uipi.com.br/coluna-educacao

Entre em contato comigo pelo endereço: elypaschoalick@gmail.com