domingo, 20 de março de 2011

FOTO 2 Flagrantes 200 Anos de Atraso Educacional

A educadora Elypaschoalick comenta fotos tiradas no século XXI que demonstram a permanência e a prática de uma filosofia educacional implantada desde 1700.


Cada vez que navego nos blogs e homes das escolas e prefeituras atuais fico mais convencida de
que “mudar é muito difícil”.

Quebrar paradigmas requer mais do que mudar material ou design. É necessário que os
educadores reflitam sobre quem é a criança do século XXI, como é e o que é que o mercado do
século XXI requer de seus trabalhadores, quais foram as mudanças na estrutura familiar e quais
são as demandas desta nova família.

Após definir as respostas acima, faz-se necessário que CRIEMOS aulas, programas, sistemas
educacionais, metodologias que alimentem esta nova criança, este novo mercado, esta nova
família.  

Só assim nossas salas de aula deixarão de ser esta panela de pressão que a mídia
constantemente noticia, recheadas de  catástrofes com agressividades cada vez maiores.     


Observem esta foto tirada no século XXI.
Ela foi tirada em uma sala de aula quando se inaugurava uma lousa digital.
Observem como ela está impregnada pela filosofia educacional que domina nossas instituições desde o século XVIII:
  • Meninos x meninas (Já escrevi sobre isto). Como formaremos maridos parceiros de suas esposas e vice-versa, se os ensinamos a competir entre si desde pequenos?
  •  Não pense: O exercício que está na lousa é repetitivo e não requer nem sequer os raciocínios básicos de observação e atenção.(raciocínio analítico e comparativo).
  • Faça as coisas automaticamente: A estrutura do exercício possibilita que após a repetição do quarto item, o cérebro humano condicione e coloque as respostas automaticamente sem pensar pois não requer análise comparativa.
Como é que deveria ser?
O conteúdo ministrado é sobre “elemento neutro da multiplicação” e “multiplicação por um valor fixo”.
Segundo a neurolinguística a matemática é uma ciência visual.
Com o uso de uma lousa digital podemos fazer ilustradas e coloridas demonstrações da lógica dos elementos neutros e das multiplicações com um determinado valor fixo. 
Os meninos poderiam ser solicitados a elaborar exercícios estruturados de diferentes maneiras.
Mas, se isto fica muito complicado, pelo menos, a professora poderia ter usado cores diferentes para separar fatores de produtos.
Tudo escrito em uma só cor é muito cansativo para uma lousa digital. Fora o desperdício.  
Esta foto é uma boa comprovação de que tecnologia sozinha não é modernidade.
Siga-me pelo http://twitter.com/#!/elypaschoalick
Fale comigo pelo: elypaschoalick@gmail.com

Saiba melhor quem é Elypaschoalick lendo aqui.




Conheça os temas das palestras de Elypaschoalick



Leia sinopse do livro "Os 4 P's da Educação"

Nenhum comentário:

Postar um comentário