Hoje quero homenagear não um professor nota dez mas uma escola nota dez, um projeto que deu certo.
É uma escola pública numa pequena cidade européia denominada Vila das Aves. Esta escola é mundialmente conhecida como Escola da Ponte mas seu nome oficial é Escola Básica Integrada das Aves/S.Tomé de Negrelos e fica em Portugal.
Mas porque este projeto é tão especial? Vou aqui enumerar algumas considerações importantes para mim:
-Foi construído por um conjunto de professores, com a participação das famílias, dos alunos e da comunidade.
-Foi desenvolvido ao longo de 25 anos e reajustado de acordo com a realidade que se apresentava no dia a dia.
-Foi realizado em uma escola pública, com recursos públicos mesmo obstante as críticas e impedimentos por parte dos próprios órgãos públicos.
- Foi baseado em uma crença de que “todos podemos aprender uns com os outros, quem sabe mais deve ajudar quem tem mais dificuldades e quem aprende, aprende a seu modo.” (educação inclusiva aberta para todo tipo de aluno).
-É um projeto onde a voz ativa é da criança, a participação ativa é da criança e para a criança. Um projeto que proporciona a todos os alunos uma experiência bem sucedida de aprendizagem e de construção pessoal.
Como diz o professor José Pacheco - idealizador e realizador do projeto: “Aqui não há dificuldade de aprendizagem, porque isto é uma invenção. Há é dificuldade de ensino.”
NOTA ZERO PARA ESCOLAS QUE ESCONDEM SUAS INCOMPETÊNCIAS ATRÁS DAS “DIFICULDADES DO ALUNO”.
NOTA DEZ PARA ESCOLAS QUE ENFRENTAM O DESAFIO DE “COMO VENCEREI ESTA DIFICULDADE DE ENSINO E MEU ALUNO APRENDERÁ?”
Nota: Este artigo, produto de um “namoro” desde 1994 com esta escola, de conversas com o professor Pacheco, foi pesquisado no link onde você poderá ler mais sobre esta fantástica e real experiência de sucesso educacional.
«A Educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. Como aprender a discutir e a debater com uma educação que impõe?» (Paulo Freire)
Elypaschoalick e professor José Pacheco.
Professor José Pacheco com alunos em sala de aula da Escola da Ponte – Escola sem muros.
Ainda iniciante na área da educação, ja muito simpatizante pelo modelo de ensino da Escola da Ponte, um ideal que vou buscar em minha carreira uma "Educação sem Muros".
ResponderExcluir