segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

46- RESPONSABILIDADE...RESPONSABILIDADE...REUNIÃO DE ESPONSABILIDADE


Quem chega a Escola da Ponte as sextas-feiras escuta um zum..zum...zum...animado entre todos aguardando ansiosos o horário da REUNIÂO DE RESPONSABILIDADE.

Em todos os murais há a programação do dia e em cada um deles está escrito: 15h00 Reunião de responsabilidade.



É muito interessante este instrumento de formação de cidadania que além de auxiliar o aluno a conquistar sua autonomia também o envolve como participante e gerente de sua própria escola.

Os grupos de responsabilidades constituem um dos dispositivos que possibilita a fidelidade do aluno à escola e sobretudo o GOSTAR DE IR A ESCOLA

Constitui um recurso simples, sem custos  e que pode ser  adotado em qualquer ambiente escolar desde que haja gestão democrática que valoriza a livre escolha.

Nas duas primeiras semanas do ano escolar, quando a escola é “instalada” aos poucos e com todos os seus dispositivos pedagógicos, os murais estão vazios e os alunos se juntam em grupos aleatórios para iniciarem a organização da escola.

PROFESSOR COMO ORIENTADOR EDUCATIVO

Uma das tarefas de todos os alunos nesta “instalação da escola” é se oferecer, pelo menos em três hipóteses de responsabilidade, de acordo com seus desejos e habilidades.

Assim, o aluno faz sua opção e inicia-se um processo comandado pela observação do professor que funcionando como um “ORIENTADOR EDUCATIVO” gerencia um processo de escolha...negociação...responsabilidade...autonomia.

Os GRUPOS DE RESPONSABILIDADES, seus direitos e deveres, suas funções são, ano a ano, elencados de acordo com as necessidades da rotina diária da escola, amplamente discutidos e debatidos até que se forme uma listagem de responsabilidades para funcionar durante aquele ano letivo. Entre elas temos:

5 R = grupo que cuida da reciclagem do lixo
Mural
Jornal
Rádio e computador
Jardim
Eventos
Comenius = grupo que efetua o projeto de intercâmbio com alunos da Alemanha.
Jogos e brinquedos


Além destes GRUPOS DE RESPONSABILIDADE ainda há na gestão feita pelos alunos a diretoria da ASSEMBLÉIA que acontece semanalmente, a COMISSSÃO DE AJUDA que auxilia diariamente nos problemas disciplinares e a comissão de cicerones que recepcionam os visitantes. Desta maneira um mesmo aluno pode acumular dois cargos como por exemplo: secretário da ASSEMBLÉIA e membro do grupo de RESPONSABILIDADE DO JARDIM.


COMO FUNCIONAM OS GRUPOS DE RESPONSABILIDADE
               
Para além da gestão dos conflitos, a gestão da vida na escola é de responsabilidade coletiva, por isso, no início de cada ano letivo se definem as necessidades de organização da escola e se criam grupos de responsabilidade que irão dar respostas a essas mesmas necessidades. Os grupos de responsabilidade (Refeitório, Terrário e Jardim, Clube dos Limpinhos, 3Rs, Eco-Pontos, Arrumação e Material Comum, Biblioteca, Jogos e Vídeo, Jornal, Computadores e Música, Correio da Ponte, Recreio Bom, Mapas de Presença e Datas de Aniversário, Cabides e Guarda-Chuvas, entre outros) surgem precisamente para envolver muito mais o aluno no seu processo de construção pessoal, promovendo uma atitude responsável, colaborativa e um envolvimento que desenvolve em cada um dos alunos a ideia de que Estudar não é só ler nos livros; também é repartir, também é saber dar o que a gente souber dividir para multiplicar.
Com estas palavras os profissionais da Ponte narram um pouco do que é o grupo de responsabilidade.

Cada grupo se institui e se reúne semanalmente para efetuar tudo o que envolve as atividades necessárias para a existência e preservação daquele aspecto a que o grupo se destina.

Assim sendo um grupo de responsabilidade do jardim, por exemplo, vai efetivar as seguintes tarefas:
-decisão do que plantar nos jardins.
-alavancar recursos para os jardins.
-plantio e preservação dos jardins.
-criação de regras para utilização, opiniões e preservação dos jardins pelos colegas.
-organização de campanhas e comunicados para que os colegas saibam o que o grupo anda objetivando.

Enfim, os alunos do grupo de responsabilidade pelos jardins são os organizadores, realizadores, utilizadores e responsáveis pelo jardim como um bem comum a todos da escola.

O grupo de responsabilidade do jornal vai elaborar, confeccionar e divulgar o jornal da escola.

Além destes grupos de responsabilidade, como já explicado acima, os alunos ainda se reúnem em quatro outros grupos muito significativas na formação dos jovens cidadãos que são:

1-Comissão de ajuda que auxilia na construção de um bom comportamento e relacionamento entre os alunos-professores-funcionários-comunidade.

2-Reunião da Assembléia que trata da organização coletiva da escola.

3-Comissão de visitas que se encarregam de não só receber as visitas e demonstrar a escola como também elaborar, divulgar e controlar os direitos e deveres dos visitantes.

4-Reuniões de PARTILHA que são momentos destinados para os alunos compartilharem com os colegas sobre algo em que ele está envolvido como por exemplo um trabalho, uma pesquisa, uma redação ou mesmo algo que ele está vivendo ou experimentando como foi uma partilha que assisti onde a aluna estava a se perguntar se Deus existia ou não.

Bem, mas estes quatro grupos que se reúnem semanalmente em momentos de grande aprendizado são assuntos de outros artigos que escreverei futuramente.

Mesa do grupo de responsabilidade dos jogos do refeitório.

Finalizando quero ressaltar que os grupos de responsabilidade são heterogêneos sendo formados por alunos de diferentes idades e diferentes níveis de aprendizagem e conhecimento de maneira que cada um possa dar o melhor de si para todos.  

A Escola da Ponte, em Portugal, e outras centenas pelo mundo, que nela se inspiram, contam com duas armas que as auxiliam a procurar fazer sempre melhor e com mais exigência na excelência:
ACREDITAR NO QUE FAZ
SER COMUNIDADE.


Mesa do grupo de responsabilidade com os materiais didáticos


Reunião do grupo de responsabilidade do Jornal da Escola da Ponte.

Comunicado gerado pelo grupo de responsabilidade do Jornal e publicado no mural da escola.

Vamos acreditar que há solução para a educação!



















5 comentários:

  1. Excelente artigo!
    Modelo que seria possivel para qualquer escola seguir.Otimo que seja divulgado para que se torne realidade.
    Ki

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo!
    Modelo que seria possivel para qualquer escola seguir.Otimo que seja divulgado para que se torne realidade.
    Ki

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Cada postagem sua sobre a escola da ponte desperta ainda mais a minha inspiração pra escrever e principalmente aprender, levar pra vida. estou apaixonada por cada projeto desta escola, e pretendo brevemente colocar em prática um pouco destas ações maravilhosas, a reunião de responsabilidade por exemplo, é algo fantástico, que conseguintemente trás resultados fantástico. Parabéns, por saber transmitir. Estou simplesmente deslumbrada.
    bjos.

    Acesse o meu blog e participe com suas criticas e sugestões.Sirley

    http://wwwverdadespedagogicas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agende-se pois o Professor Pacheco está vindo para cá e vaI NOS DIRECIONAR EM UMA CAMINHADA INFINITA À EDUCAÇÃO.

      Excluir