Se eu lhe disser que todo mundo resolve rapidinho e que você precisa se esforçar mais um pouco e resolver também, você se motivaria ou desmotivaria a terminar de decifrar o enigma?
Se esta experiência fosse feita em grupo e eu começasse a elogiar muito alguém que iniciava a leitura e se encontrasse ao seu lado, você se sentiria motivado ou desmotivado a terminar de decifrar o enigma?
Sabendo que a resposta está acessível, você se motiva mais a decifrar antes de ver a resposta ou você , interrompe suas hipóteses e corre para ver a resposta?
Bem, você deve ter percebido que este exercício foi elaborado para poder refletir um pouco sobre o processo (o que se passa dentro da pessoa - a energia gasta por dentro) emocional que vive alguém que está tentando resolver algo difícil que o desafia.
Assim se apresenta a alfabetização para os alunos que não dominam as letras.
Um grande desafio que a criança, principalmente a de 4 à 7 anos deseja decifrar.
O mais interessante a respeito do processo (a energia gasta por dentro) é que ele é pessoal e imprevisível. Quero dizer com isto que não dá para sabermos se a pessoa será estimlada ou desestimulada frente isto ou aquilo. Apenas sabemos que a emoção é a gasolina do cérebro e que é ela a mola propulsora para a criança se sentir capaz e se interessar por leituras e escrita, assim como também tornar-se desinteressada e ficar "preguiçosa" frente a atividades escolares.
Foi a primeira vez que entrei neste blog e gostei muito, não sou professora, sou mãe, mas achei já este texto bastante interessante. Com a resposta em mãos, a tendência é logo desistir e "copiar", com a motivação do texto, no entanto, a tendência é antes de olhar a respostas tentar decifrar. Muito importante para refletir como auxiliar melhor os pequenos.
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