segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Tecnologia na Educação 2 – Lousa Digital - pó de giz x exposição a raios de luz.



A educadora Ely Paschoalick continua a criticar a prática educacional brasileira e os rumos que está tomando.



Quero iniciar este artigo dizendo que sou “blogueira”, “interneteira”, “twitteira” e mãe de um programador digital que tem o apelido de “avô da lousa digital” pelo fato de ter muito contribuído para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da lousa interativa no Brasil.

Com estas afirmações quero deixar claro que não sou contra a tecnologia. Apenas sou ABSOLUTAMENTE contra a maneira que estão utilizando a tecnologia nas instituições escolares.

Sou a favor do uso da tecnologia na sala de aula e não só conheço os avanços da era digital como já fiz e faço uso destes periféricos: lousa interativa, câmera de documentos, prancheta interativa (tablet) e Internet em sala de aula.

Mas agora, preciso descrever a realidade dos sistemas brasileiros de ensino onde se pode ler: 

Sistema de uso de apostilas ou de um só livro didático. 

Hoje quero falar da lousa digital ou interativa.
Esta que está sendo a peça máxima do marketing de várias escolas particulares, principalmente as fabricantes das mesmas ou aquelas que atrelam a suas apostilas o uso de tal lousa.

Sobre este uso faço alertas a pais e professores:


(Observem estas crianças enfileiradas como no século XIX e assistindo uma aula do século XXI com lousa digital)

AOS PAIS:

Verifique se a escola de seu filho está utilizando a lousa digital na penumbra, com a luz apagada.

Verifique também, o que é pior ainda: Será que estão usando o marketing de lousa digital para fazer um único professor ministrar aulas a 80...100...alunos em uma mesma sala? Grande economia! Logo, logo recupera o investimento.


AOS PROFESSORES: 

Você sabe que tem um seguro e toda uma legislação trabalhista que o protege das chamadas doenças provocadas em suas narinas, pele e pulmões pelo “pó de giz”. 

Você está protegido dos efeitos que a luz dos projetores de uma lousa digital pode provocar em suas retinas e cérebro? 

Pesquise e lute por isto.

 
É certo que estão desenvolvendo como baratear aquelas lousas digitais cujo projetor fica atrás delas e assim além de não produzir sombra também não incide luz nos olhos dos professores.

Mas, por enquanto, as mais usadas são as que expõem os professores há horas e horas frente à luz.



A questão não é que material se usa em uma aula e sim que metodologia se utiliza para expor aos alunos aquele material. 

Sejam lousa digital, branca com pincel atômico, verde ou preta com giz todas elas utilizam o método PASSIVO onde pessoas (alunos) com tempo e modo de aprender diferenciado ficam na coletividade ouvindo e vendo conteúdos que se expõe, de fora para dentro, ou mesmo realizando exercícios automáticos e repetitivos, num ritmo considerado pelo professor como suficiente para a maioria. 


NADA MUDA. O que precisa é respeitar as diferenças individuais, respeitar o tempo e o modo de aprendizado de cada um, oferecer oportunidade de cada aluno refletir, analisar, fazer suas escolhas, levantar suas hipóteses, provar suas hipóteses, interagir com o conteúdo, com os professores, com os colegas.



Aprender a ser, conviver, fazer e aprender. 

Fazer trabalhos em grupo de pesquisa e de campo. Isto sim é provocar uma mudança no sistema escolar.

Para isto é que se deve utilizar a tecnologia e não para mais uma vez massificar o ensino e transformar a escola em lugar de instrução e exclusão.

Raio de luz nos olhos do professor... 

sono no aluno que fica na penumbra... 

sombra que distrai alunos visuais e cinestésicos... 

será que isto é REALMENTE ampliar a qualidade da educação?

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