domingo, 5 de fevereiro de 2012

URGE UMA MUDANÇA EDUCACIONAL MUNDIAL


O caos que está a educação é algo inaceitável. Meninos, meninas e jovens não querendo mais ir para a escola. Violência gerando violência...Ely Paschoalick aponta os fatores motivadores.
Siga elypaschoalick no facebook


 Até quando,ou até que aconteça o que ... será necessário para que efetivamente comecemos a resgatar a educação internacional?
Ou será que é melhor perguntar: efetivamente construir uma nova forma de educar?
Estou fazendo uma viagem pela Europa – primeiro mundo - e conversando com mães na Suécia, em Portugal Norte, Sul e Centro, na Itália, Espanha e Alemanha a preocupação é a mesma: Cada dia mais os meninos não querem ir para a Escola.
E as mães me perguntam: “O que eu faço? Se eu permitir que meu filho falte da Escola eles me tiram o filho e perco sua guarda, se eu obrigar ele foge e se revolta comigo”. 




É interessante que Suécia e Alemanha são países que pagam aos pais, um dinheiro significativo, se os filhos estão freqüentando a Escola e este dinheiro vai para beneficiar a família e o filho especificamente. E são estes os dois lugares, dos citados acima, onde  mais conheci adolescentes que estavam ameaçados de perder este dinheiro porque estavam faltosos da escola. 

Mesmo ameaçados de perder o benefício financeiro os meninos-moços e as meninas-moças me afirmavam: “Mas a Escola é chata de mais... Eu não gosto de ir lá! Eu não gosto de ficar lá!”

Fico pensando o que está acontecendo?

Eu tenho a resposta, mas quero publicá-la aqui e pedir a sua opinião e seu parecer. 

Daqui da Europa, Deus está me possibilitando ir ao Egito e ao Iraque. Vou continuar minha pesquisa lá. Mas tenho quase a certeza de que encontrarei inúmeros casos assim pois, tenho um amigo que seu filho apanhou de um professor na Escola em um país do Oriente Médio e ficou desejoso de sair da escola. Vejamos...

FATOR 1 = 

Penso que o desestímulo se inicia no FATOR  1 que é o distanciamento entre o sistema escolar e a vida cotidiana do adolescente. 

No dia a dia o adolescente vive com seu celular a passar mensagens, falar com os colegas, ouvir músicas e ver filmes. Na escola é proibido portar seu celular.

Mas Ely, como alguém vai prestar atenção na aula com o celular? Bem, aí é que está o problema, é preciso mudar o sistema de aula, o sistema de “ensinagem” como diz meu amigo Prof. Pacheco da Escola da Ponte “Não há problemas de aprendizagem o que há são problemas de ensinagem!”.




O FATOR 2 é que na escola a comunicação é proibida: Não pode celular, não pode bilhetinhos, não pode bater papo, não pode comentar algo com o colega do lado. 


Mas Ely, como alguém pode prestar atenção na aula conversando? “Quando um burro fala o outro murcha a orelha!”

Bem, aí é que está o problema, como pode em pleno século da comunicação proibir a comunicação entre os alunos? 


A penicilina foi a última invenção da humanidade feita individualmente em 1928 por Alexander Fleming. Dali para a frente tudo que existe como bomba atômica, viagem à lua, avião supersônico, ondas magnéticas, quartzo para o relógio, computador, internet... foram produtos de trabalho em equipe. E a escola pretende que os alunos vão ser motivados aos estudos sendo proibidos de conversar?

Assim mesmo, a penicilina só foi inventada porque Fleming foi conversar com seu colega, Dr. Pryce e lhe mostrar como estava a experiência. 

E depois em 1945, Fleming, Florey e Chain receberam o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina por este trabalho, um premio recebido em equipe.

Mas a escola quando fala em equipe não fala em cooperação, fala em competição, em pequena guerra para ver que grupo de alunos consegue derrotar outro grupo de alunos...



FATOR 3 – Em pleno século da inclusão, onde as leis protegem as minorias, os direitos dos cidadãos e a inclusão condenando os preconceitos, a escola comete exclusões reprovando alunos e rebaixando-os de sala ou até mesmo de colégios como acontece na Alemanha e em outros países. 

Os sistemas escolares do século XVIII, XIX,XX e ainda do XXI são sistemas fechados, estanques, isolados, divididos e fracionados em séries, salas... Enquanto isto não for quebrado nossos jovens vão se sentir preteridos, desprezados, recusados, excluídos e cada vez mais vão SE DEFENDER NÃO QUERENDO IR PARA A ESCOLA.
 
URGE UMA MUDANÇA EDUCACIONAL MUNDIAL! A solução e as receitas já têm há um século (desde 1908) e você poderá conhecer algumas dela nos artigos




É necessário que o aluno goste de estudar, participe, pense e sinta-se bem pois desejo de aprender, curiosidade e boa conversa com certeza os jovens e crianças do século XXI possuem.
Um beijo no coração de meus ex-alunos que testemunham que o melhor tempo da vida deles foi em minha escola. Sito-me diferenciada, privilegiada e muito grata a Deus por me permitir viver um tempo diferente.

7 comentários:

  1. Parabéns Ely, existem professores e existem mestres; mas também alguns que conseguem ser ambos, com você...
    Tenho uma sugestão a respeito, enviarei pra seu email uma historinha que recebi de um amigo que poderá ser-lhe útil.
    Sucesso Ely!
    Demerval.

    ResponderExcluir
  2. Ely, existem professores e existem mestres...
    Você é uma pérola que mostrou essas duas faces, por isso o brilho e o conteúdo.
    Espero enviar a ti uma historinha que recebi de um amigo e espero que ela possa contribuir nesse processo de adequação do sistema de ensino universal ao educando hoje mais que universalizado.
    Enviarei pra seu email.
    Bom trabalho querida!
    Demerval.

    ResponderExcluir
  3. Permita-me postar desta maneira: "tia" Ely, desde os tempos da Escola Experimental Irma Catarina de Sao caetano do Sul-SP, metodo montessoriano, oriundo da Italia, pela educadora Maria Montessori, ainda me lembro dos ensinamentos de nossos mestres.
    Creio que outra educadora urge em nosso meio, mas que nao se limita ao quintal de nossa patria Brasilm nas vai em busca de respostas do porque e do para que, das mudanças do educando, do educador e do sistema de ensino.
    Achei esta frase de Maria montessori:
    Frase de Maria Montessori:

    "A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir"
    http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/maria-montessori-307444.shtml

    Atençao: vamos estar atentos ao que os educadores estao nos informando.

    Faço mençao tamb´´em do autor Augusto Cury, que diz em seus livros: " eu n~~ao me curvaria aos poderosos ou as celebridades, mas aos educadores, a estes eu me curvo"

    RUMO A MUDANÇA DO ENSINO, dos EDUCANDOS E DOS EDUCADORES

    De seu ex-aluno
    Luiz Antonio Maradei Freix^edas ( Tonho)

    ResponderExcluir
  4. Olá Ely gostaria de perguntar o que a Sra acha das leis que temos em nosso país quanto a educação, será que ela "passa muito a mão" na cabeça dos alunos? Elas realmente atendem a realidade de nosso país? Gostei muito de seu blog mas escrevo anonimamente porque ainda não tenho conta. A Sra tem muita experiência e vai me ajudar em muitos conflitos que encontro em meu dia a dia como educadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voc|ê pode e escrever diretamente ao e-mail: elypaschoalick@gmail.com ou colocar no texto do anônimo seu endereço de e-mail e seu nome, para que eu possa lhe responder. Mas rapidamente posso lhe dizer que não é um caso de lei mas sim de motivação. É necessário que a escola se modifique e a lei vigente na maioria dos países, inclusive no Brasil, são perfeitas e dão oportunidade de tais mudanças. O que acontece é que há séculos as mudanças não são feitqas. Apenas fingem que mudam e aí está o nosso problema. Criança do século XXI necessita de escola do século XXI. Estou escrevendo um artigo hoje sobre uma mudança de lei na Inglaterra onde multarão os pais de alunos que deixarem os filhos faltarem às aulas. Absurdo dos absurdos. Continue me acompanhando, me criticando, me sugerindo... Obrigada
      Carinhosamente Ely

      Excluir
  5. Mestre , fico feliz de ter essa oportunidade deste dialogo ,minha história na educação teve início à trinta e nove anos atrás, minha mãe não sábia ler e não escrevia nem seu nome ,mas para mim ela foi a melhor mestre ,pois ela falava para os cinco filhos "Eu vou trabalhar muito para dar estudo para meus filhos porque só com estudo meus filhos ira ter uma vida melhor" ela morava no interior ,veio para capital de Goiânia com meu pai,ele trabalhava como vigilante e ela de faxineira eu tinha quatro anos , e mamãe falava que o nosso futuro era estudar , meus irmãos foram primeiro e eu tive que esperar ter a idade certa para ir conhecer essa escola ,nessa época estudar era muito caro ,mamãe saia de madrugada para trabalhar e só chegava a noite ,pois tinha que comprar os livros e material , aos sete anos tinha chegado o dia que ia conhecer a tal escola ,estava muito feliz , chegando lá tinha muitas crianças e minha primeira professora ,ela foi logo falando "Na minha sala eu não aceito conversa quando quiser falar levante a mão", eu tinha muita vergonha de perguntar e as duvidas foram acumulando durantes anos, mamãe morreu eu tinha doze anos ,foi muito triste , não parei de estudar mas fui reprovada nesse ano por faltas ,contudo a vida tinha que continuar ,aos quinze anos meu pai casou de novo e eu vim morar em Uberlândia com meu irmão de dezessete anos ,passei a trabalhar e estudar a noite,terminei o ensino médio aos dezoitos tentei vestibular na UFU ENGENHARIA CIVIL e não passei fiquei muito triste e parei de estudar os anos se passou casei tive uma filha ,virei dona de casa fazia crochê e vendia cosméticos ,pois não queria ficar longe da minha filha ,um dia fiquei sabendo de um concurso para trabalhar na creche essa era a solução trabalhar e levar minha filha ,passei e levei minha filha .Agora começa a minha historia profissional , descobri a minha verdadeira vocação ser professora pois amo o que faço , e com isso minha mãe ,minha mestre voltou nas minhas lembranças "Estudar para um futuro melhor'' ,e voltei a estudar fiz pedagogia ,especialização e vou tentar mestrado ,na minha sala eu falo ' Que ensinar e aprender é um ato de amor e aluno deve falar e questionar ,deve sentir feliz em aprender ,pois esse já é seu direito

    ResponderExcluir
  6. Lindamir! É para mim uma honra ler um comentário destes. Que admiração por você e por sua mãe. Meu pai era limpador de trilhos de trem, depois ele virou funcionário público e retomou seus estudos tornando-se um professor inesquecível para muitos alunos. É muito bom sabermos que a educação ainda pode contar, apesar de todas as suas mazelas, com pessoas sensíveis e cheias de ideais. Que honra conher VOCE. Como residimos na mesma cidade, gostaria que entrasse em contato comigo pelo e-mail elypaschoalick@gmail.com ou pelo fone 03492042405(TIM) gostaria muito de conhecer melhor seu trabalho.
    OBRIGADA por esta oportunidade de partilhar sua linda história que alé de ser uma história de uma guerreira, é uma denúncia do quanto as provas são excludentes e o quanto a escola não está preparada para ter gente: gente que morre a mãe, gente que não consegue passar em um vestibular,gente que é vivo!!!!!!!

    ResponderExcluir