quarta-feira, 15 de maio de 2013

61- CHUPETA E TECNOLOGIA.


Publicado no numero 05 – do ano 1 – Na revista Elite –
30 dias depois foi publicado na UIPI

ATENÇÃO PROFESSORES: a criança do século XXI já BATEU à porta e já ENTROU em nossos lares e escolas

Perdem seu tempo e são dignos de dó aqueles que estão lamentando ou comentando:
_As crianças de hoje não são iguais as do meu tempo...
_Hoje as crianças já não respeitam ninguém...
_As crianças hoje são impossíveis...
_O que falta para as crianças de hoje é uma boa surra...
_ Não sei mais o que faço... pois eles não têm limite... não têm família... não têm educação...

Podemos afirmar sem sombra de dúvidas que são pessoas “cegas” que não enxergam um palmo adiante de seus narizes.

É claro que as crianças mudaram! Os meios de comunicação mudaram. A velocidade com que as notícias nos chegam acelerou. A quantidade de componentes da família diminuiu...

                                     Observem este bebê no cadeirão! A foto conseguiu reunir chupeta e tecnologia:  

Vamos apenas analisar o aspecto roupa:

Hoje não se usa mais cueiros apertados, faixas de umbigo, fraldas de pano, copos de vidro ou alumínio que quebram ou amassam.
Tais objetos limitavam os movimentos de nossos bebês e consequentemente, hoje eles são muito mais livres e ativos.

Hoje são oferecidos às crianças um número muito maior de objetos para interagir e consequentemente nossos bebês são mais curiosos e habilidosos.

É claro que este bebê possui mais precisão em seus movimentos onde o polegar é opositor ao dedo indicador. Este chamado “movimento de pinça” requer um cérebro pensante para realizá-lo. Nós, homens racionais, somos os únicos animais capazes de opor tais dedos para apreender objetos.

Sabendo-se disto sabemos também que o cérebro desta criança possui mais sinapses cerebrais do que o cérebro de seus pais.

Vocês conseguem imaginar que tortura será para esta criança quando ela for a uma escola em que vai exigir, em nome de educá-la para a vida social, que ela permaneça um longo tempo enfileirada, proibida de se comunicar com os colegas ao lado e tal escola vai obrigar que ela deixe para fora da sala de aula sua chupeta e seu tablet?

Pronto, está feito o cenário de terror e tortura que as salas de aula hoje representam para seus aluninhos e o efeito “estouro da boiada” ou “estouro da panela de pressão”  que acontece ao final das aulas ou nos intervalos escolares, denominados recreio onde as crianças se agridem e se esmeram nas técnicas de provocar o bullying, ser vítima de bullying ou simplesmente ser expectador de tais ações achatadoras da dignidade humana.

Pais, professores! Estudem mais sobre ações e reações! Informem-se mais sobre as experiências educacionais realizadas no início do século XX pelo movimento Escola Nova ou Escola Ativa.  Leiam mais sobre a formação da auto-estima e as experiências emocionais realizadas nas décadas de 60-70 pelos cientistas de comportamento humano.

Não dá mais para “lavar as mãos” à lá Pôncio Pilatos.

Vamos assumir nossas crianças em seu tempo e espaço, respeitá-las e desenvolver sua socialização e criatividade ensinando-as a escolher, pensar e discernir em suas escolhas.

Urge cada vez mais que as crianças de hoje desenvolvam o autocontrole e a auto-educação para serem sujeitos e construtores de seus conhecimentos.



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