Nota dez para MARIETA
Marieta e Ely Paschoalick
Hoje
quero homenagear uma pessoa comprometida com o ensino-aprendizagem e sempre
desejosa de aprender cada vez mais, quero dar NOTA DEZ para a professora
Marieta Fagundes de Queiroz.
Nascida em Campo
Grande – Mato Grosso do Sul – em 23 de setembro de 1957 Marieta é um exemplo de
esforço, superação, competência, humanidade e espírito cristão.
Esforço e superação porque 20 anos após ter
terminado seu ensino médio resolve retomar seus estudos formando-se primeiramente
como professora para a primeira fase do Ensino Fundamental (crianças de 6 a 10
anos) e posteriormente gradua-se em pedagogia, com louvor e respeito de todos
os colegas de classe, do trabalho e apoio e admiração de seus familiares.
Marieta em sua formatura em Pedagogia.
Marieta nos demonstra humanidade e espírito cristão não só
na sala de aula onde pratica a inclusão como também participando efetivamente
de mutirões e Ações Sociais em diferentes comunidades realizando atividades
recreativas, contação de histórias e desenho para crianças.
Marieta é mãe de 4 filhos: Manoel Junior,
Pedro, Ruth e Raquel Hellen porém seu genro José Nilson e sua nora Aline considera-a também sua mãezona.
Atualmente Marieta desfruta do prazer de acompanhar o desenvolvimento de seu
neto Miguel a quem muito estimula.
Administrar sua própria formação continuada é
preconizada pelo sociólogo suíço Philippe Perrenoud como competência a ser desenvolvida pelo
professor no século XXI. Esta competência faz parte da natureza curiosa de
Marieta, pois, cumprindo o desejo de seu coração de ser uma educadora
atualizada, ela participa assiduamente de diferentes encontros, cursos,
simpósios, palestras, congressos e treinamentos.
A professora que
hoje ganha nota dez nesta coluna, destaca como temas inesgotáveis e
irresistíveis: ética, sexualidade e educar na diversidade. Esta sua postura de
“eterno aprendiz” faz de Marieta uma professora diferenciada sendo sempre
solicitada para ficar com os alunos “difíceis e rejeitados” ou pelas dificuldades
de aprendizagem que trazem consigo ou por seus comportamentos inadequados e
agressivos.
Observar a
paciência e firmeza com que Marieta aceita, convive, estimula e transforma tais
alunos, é algo extraordinário, pois fica palpável e visível que ela desperta em
tais alunos, sentimentos de competência, carinho, respeito e coletividade.
A professora
Marieta um dia foi surpreendida pelo resultado obtido com uma aluna de 4 anos
que batia muito nos colegas. Certa ocasião a menina dava fortes puxões de
cabelo em outra coleguinha. Ao separar as duas a menina chutou muito a
professora e esta ficou preocupada para achar uma saída para aquela situação e
resolver o conflito interno de agressividade no qual aquela criança vivia
atolada.
Contou-lhe,
carinhosamente a história do “Riacho Formoso” onde a água era tão limpa, tão
limpa que podia ver as plantas do fundo, os peixes nadando mas uma vez, a água
estava toda poluída. Marieta fez perguntas que levou aquela pequena de 4 anos a
pensar e fazer uma analogia da poluição do rio com a poluição do comportamento.
A menina ficou muito desapontada ao perceber que seu coração estava poluído e
fez propósito de mudança.
Com firmeza e
carinho Marieta monitorou tais propósitos para que fossem fazendo parte da
realidade daquela criança. A transformação gradativa daquele comportamento
serviu de âncora, segundo Marieta, para aceitar e acreditar que mudanças
acontecem através de intervenções amorosas que potencializam as qualidades e
flagram o certo passando a mensagem de que o certo é certo em qualquer
circunstância e que o erro pode ser evitado através do auto-controle.
Por estes casos
e outros é que Marieta destaca como frase especial sobre educação: “Educar é
viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele. É usar o que passamos para
transformar no que somos”. Augusto Cury.
NOTA DEZ para Marieta por acreditar
que todos têm possibilidades positivas dentro deles.
NOTA DEZ para Marieta por levar crianças a pensar sobre
seus sentimentos e a sentir sobre seus pensamentos.
NOTA DEZ para Marieta por ter a prática de evidenciar o
bom, o correto, as competências de cada um.
NOTA DEZ para Marieta que se desafia a aceitar todos os
tipos de crianças e leva-os a conviver com a diversidade.
NOTA DEZ para Marieta que é geradora de um ambiente
respeitador da dignidade humana, justiça, respeito mútuo e solidariedade na
sala de aula.
Marieta aplaudida por toda família.
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