terça-feira, 21 de maio de 2013

ENSINO INTEGRAL UM BEM QUE O GOVERNO FAZ MAL


59- publicado UIPI semana 27 de maio

Texto introdutório: A educadora Ely Paschoalick critica a maneira como o governo de Minas vem implantando o Ensino Fundamental em Período Integral e sugere estratégias para uma implantação com melhoria educacional.

Fui a uma escola estadual e qual não foi minha surpresa ao verificar que a professora elegia um aluno da sala para ficar na lousa a anotar o nome dos alunos que conversavam ao fazer o dever de casa.

Esta atitude é extremamente cruel, imoral, antiética, desnecessária, irresponsável e deveria ser inadmissível no ambiente escolar democrático pois constitui uma estratégia perfeita para estimular o bullying e outros comportamentos agressivos no ambiente escolar. 

Fui aprofundar-me para saber o que era “fazer o dever de casa” quando me deparei com um sistema, que está sendo citado como solução para o problema educacional, que é a adoção de escola em período integral.

COMO É O PERÍODO INTEGRAL QUE O GOVERNO DE MINAS ESTÁ IMPLANTANDO?

Em um dos períodos o aluno tem as aulas “normais” como no sistema de meio período: 45 ou 50 minutos, um intervalo e troca de professores e matéria.

E num segundo período os alunos fazem lição de casa e participam de atividades lúdicas, artísticas, esportivas e conhecimento de línguas estrangeiras. (Ouvi dizer que para piorar, estão tendo a “brilhante” idéia de utilizar os centros esportivos para o segundo período).

Esta sistemática, da maneira que está sendo implantada, está provocando insatisfação dos professores e dos alunos, além do que é pior, trazer um pré-conceito de que o período integral não é bom.

Os professores de um lado dizem: “Estes meninos estão cansados e chegam ao período da tarde sem querer fazer mais nada!”

Os alunos de outro lado sentem-se castigados por estarem em dois períodos.

ONDE ESTÁ O ERRO?

O erro está no sistema de administração do tempo e das atividades.
Um período integral para ser de qualidade necessita de uma reestruturação das atividades e do ambiente escolar.

FAZ-SE NECESSÁRIO QUE:

*O tempo de aula com o mesmo professor seja o suficiente para consolidar e aprofundar o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo oferecido.  (Uma matéria bem interessante sobre o assunto foi publicada pela professora Bárbara Falcão).


*O tempo de duração de cada aula, tanto de manhã como depois do almoço, seja ampliado de maneira a possibilitar atividades intelectuais dinâmicas e extra sala de aula e até excursões extra prédio escolar. (Mas nunca sair da escola para resolver o problema de carência de prédios escolares, pois isto é fazer das quadras esportivas depósitos de alunos. O que se faz necessário é a construção de mais quadras esportivas dentro dos prédios escolares inclusive que não provoque barulhos para quem está dentro das salas de aula.)

*Que as aulas sejam ativas como laboratórios de matemática, oficinas de redação e que os conteúdos façam parte de PROJETOS TEMPORÁRIOS com início, meio e fim para que os alunos aprendam a escolher, administrar seutempo, pesquisar  e trabalhar em grupo.


Para oferecer uma educação de qualidade é necessário que se desenvolva os 4 pilares da Educação segundo Jaques Delors – Aprender a ser- conviver- aprender e fazer.

É necessário exterminar com as filosofias “Manda quem pode e obedece quem tem juízo!” e “Cada um para si e Deus para todos!”

E agora, no lugar de exterminar esta filosofia para manter os alunos enfileirados e mantê-los sem conversar um com o outro (na contra-mão do século XXI) estão implantando a filosofia do “dedo duro” ou “cagueta”, comportamento historicamente demonstrado como perpetuadores dos sistemas ditatoriais (Adolf Hitler – Benito Mussolini e Ditadura militar do Brasil).

Vamos lutar por uma democratização e socialização da educação pública brasileira de qualidade que ensina a pensar e liderar sempre na conquista da autonomia e que utiliza o aumento de tempo para aumentar a quantidade de possibilidades do aluno pensar...criticar...gerenciar...decidir...ser solidário...ético...ativo... 

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