A
Educadora ElyPaschoalick responde ao questionamento feito em uma rede
social:
Questionamento:
Vocês não acham que os educadores deveriam ter, como complemento na formação
acadêmica, um curso voltado para reconhecer problemas com TDA, TDAH, dislexia,
processamento auditivo central, etc. ?
Resposta da Ely:
Não é a qualificação do
profissional a questão.
Se hoje colocarmos um profissional
com todo o entendimento e didática para atender crianças ou adolescentes com
dislexia, TDH ou outras necessidades ministrando aulas coletivas de um
determinado assunto, tratado em um determinado livro, em 50 minutos, com todos
os alunos enfileirados, tal profissional se sentirá tão preso e amarrado quanto
um que nada sabe.
O que precisamos é quebrar
paradigmas dos séculos XVIII e XIX e libertar o sistema educacional das amarras
que são as provas, as notas, o ensino coletivo, a aula frontal para alunos
enfileirados, as séries, a seleção por faixa etária, a grade curricular...
O que necessitamos é resgatar as
práticas educacionais que fluíam muito bem antes da ditadura militar nos
colégios vocacionais e outras escolas experimentais.
O que necessitamos é dar
visibilidade a modelos educacionais que se praticam hoje em escolas que
conseguiram conquistar a tão sonhada e determinada pela LDB 9394/96, autonomia
gerencial, didática-pedagógica como a Escola Municipal Amorim Lima em SãoPaulo.
O que necessitamos é criar comunidades educativas como as
defendidas pelo conceito Educação Integral.
ilustração do site http://educacaointegral.org.br/conceito/)
Sem um sistema educacional que permita criar
vínculos afetivos entre professor e alunos, sem um sistema educacional que
permita o ensino individualizado respeitando o ritmo de cada um e ensinando-os
a viver, conviver, fazer e aprender em grupo, não é possível praticar uma
pedagogia que garanta a todos e a cada
um o direito de aprender.
E ainda afirmo mais: Não são
apenas os dislexos e TDHs que sofrem com este sistema. Sofrem também os de
altas habilidades, os com pequenas ou grandes dificuldades motoras, os
professores, os pais, o mercado de trabalho e a pátria amada Brasil.
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