ROMANTICOS PROFESSORES
Hoje, no dia do professor quero
fazer uma homenagem a todos os professores que são românticos e ainda amam a
educação.
ROMÂNTICOS são os professores
que consideram seus alunos como pedacinhos de si mesmo.
ROMÂNTICOS são os professores
que consideram a educação como o grande transformador do mundo.
ROMÂNTICOS são os professores
que acreditam na transformação de seus alunos e por isso potencializam o que
cada um deles tem de melhor, mesmo que para encontrar o melhor seja necessário
colocar uma lupa para destacá-lo dentre tudo de mau que falam dele.
ROMÂNTICOS são os professores
que apesar do menos sabem fazer o mais.
Apesar do menos salário, menos
direitos, menos considerações, menos espaços, menos prestígios, menos ...
menos... o PROFESSOR ROMÂNTICO continua... dia a dia... e engole:
O PROFESSOR ROMÂNTICO é aquele
que prossegue engolindo e digerindo as Medidas Provisórias que permitem aos não
formados ministrarem aulas quando os professores mereciam era aumento salarial
em conformidade com as especializações, mestrados, doutorados e tempo de
trabalho e dedicação;
O PROFESSOR ROMÂNTICO é aquele
que prossegue engolindo e digerindo as palavras desvalorizadoras proferidas por
governadores, deputados, senadores e industriários que ao mesmo tempo em que dizem
discursos de que “o professor é o mais importante formador da sociedade”, de
que “todos os grandes homens tiveram professores”, que “o sucesso começou no
dia em que um professor lhes ensinou a ler” VOTAM nas câmaras municipais,
estaduais e federais, leis apoiando tetos ridiculamente pequenos para a
profissão e retirando seus poucos direitos arduamente conquistados.
O PROFESSOR ROMÂNTICO é aquele
que prossegue engolindo e digerindo afirmações ridículas e preconceituosas como:
“Se querem ganhar mais, que peçam demissão e trabalhem para as escolas
particulares”; “Não que a professora ganhe pouco, pois ela trabalha só meio
período, o problema é que ela é mal casada” e outros intempéries que só podem
ser a crença motivadora de tanta desvalorização;
O PROFESSOR ROMÂNTICO é aquele
que prossegue engolindo e digerindo as redes de comunicação, que em seus
horários nobres, veiculam constantemente campanhas que aparentemente homenageiam
os professores, mas no fundo são campanhas que desvalorizam a pessoa do
professor e sua formação técnica acadêmica.
Tais campanhas publicitárias
dizem “valorizar o professor é valorizar a educação”, “educador é todo aquele
que se envolve em educação”. Campanhas que desvalorizam os cursos
universitários de formação de professores de educação física e os substituem
por um torcedor que desce da arquibancada e cai na quadra de aula de uma escola
com as palavras “seja um voluntário da Educação, seja @amigo da Educação”. Tais
campanhas reforçam a crença de que o professor é um ator invisível e
substituível no cenário educacional, um peão no tabuleiro do jogo dos
poderosos.
O PROFESSOR ROMÂNTICO é aquele
que prossegue engolindo e digerindo a própria lei “lei de valorização do
professor” ditar que o governante pode gastar o dinheiro da valorização do
professor com: pintura e reforma de móveis que melhoram o ambiente escolar; com
consultorias milionárias que preparam as intermináveis palestras denominadas “formação
continuada” juntamente com os exames de concursos para professores iniciantes e
provas externas aos alunos para controlarem a “qualidade” do trabalho do professor.
O PROFESSOR ROMÂNTICO é aquele que prossegue engolindo
e digerindo leis que no lugar de protegerem os professores e garantirem a eles uma
carreira de trabalho, aposentadoria e planos de saúde descentes, desvalorizam e
DESEMpoderam a pessoa do professor.
Leis que, cada vez mais, dão
papel e força ao Executivo federal, que dita e reedita, em grande parte, as
normas para a redefinição de responsabilidades no que diz respeito à oferta do
ensino, controle de qualidade, de avaliação e de definição de padrões
curriculares, leis que determinam a ocupação dos espaços educativos e a
organização e distribuição do tempo que o estudante passa na instituição
escolar e desta maneira, subtraem todo o poder criativo e de liderança do
professor, reduzindo o mesmo a uma simples figura repetitiva e transmissora de
um conhecimento ditado de fora para dentro do aluno, grande fator causador da
desmotivação e desinteresse dos educandos e até de seus comportamentos
violentos.
O PROFESSOR ROMÂNTICO é aquele
que prossegue engolindo e digerindo leis que substituem uma almejada lei que
simplesmente decretasse que o reconhecimento público aos profissionais da
educação fosse traduzido também em salários dignos. Que decretassem que os
salários dos professores estivessem à altura de sua importância social,
encontrando-se entre os mais altos do serviço público; leis que diminuíssem cada
vez mais o abismo que diferencia o valor pago a um político e o valor pago a um
professor.
E ainda existem os PROFESSORES
ROMÂNTICOS CONSPIRADORES que são aqueles que prosseguem criando novas
alternativas capazes de oferecer uma educação pública universal, igualitária e
justa, uma educação integral em tempo
integral, sem turno e contra-turno. Sem um período de aulas “normais” e outro
período denominado “contra-turno” com aulas mais “agradáveis e movimentadas”,
mas sim com um período integral onde é possível obter uma qualidade acadêmica
com vínculos afetivos e felicidade para os estudantes que cada vez mais gostam
e se envolvem na prática da cidadania. Uma educação democrática.
PROFESSORES ROMÂNTICOS
CONSPIRADORES que se reúnem via internet e/ou em encontros presenciais e
constroem carinhosamente e criteriosamente dentro dos parâmetros científicos um
III Manifesto pela Educação que no lugar de exigir do poder público, se
disponibiliza a este mesmo governo para efetiva mudança, como os ROMÂNTICOS
CONSPIRADORES se oferecem no III Manifesto:
“Disponibilizamo-nos para contribuir na construção de um sistema educacional que, efetivamente,
cumpra a LDBEN e apresentamos o documento “Mudar a Escola, Melhorar a
Educação: Transformar um País”, por considerarmos que o mesmo poderá
constituir-se num instrumento de debate e em efetiva mudança.”
PROFESSORES ROMÂNTICOS CONSPIRADORES são
aqueles que continuam crendo e fazendo o novo, mesmo que em 2013 o Ministro da
Educação tenha dito com todas as letras que no MEC “não tem espaço para
românticos e romantismos”.
ROMÂNTICO CONSPIRADOR É O
PROFESSOR que sonha com o fim do
desperdício decorrente de más Políticas Públicas em Educação que alimenta o
abuso do uso do dinheiro público em propagandas que mascaram a realidade
educacional do país e servem também de promoção eleitoral;
ROMÂNTICO CONSPIRADOR É AQUELE
PROFESSOR que mesmo sozinho e muitas vezes criticado pelos colegas, trabalha
levando a instituição escolar a ressignificar seu papel, passando a atuar como
lugar de construção de conhecimentos e vivências, voltado para a felicidade das
suas comunidades, conspirando para cada vez mais desfazer-se de imposições de
currículos e métodos herdados do passado enciclopedista, seja fabril ou
bancário.
ROMÂNTICO CONSPIRADOR É AQUELE
PROFESSOR que atua e defende a ideia de extinguir-se a diferenciação hoje
existente entre os estudantes dos sistemas público (municipal, estadual e
federal) e privado;
Se você, neste artigo se identificou como ROMÂNTICO
e quer ser ROMÂNTICO CONSPIRADOR se junte a nós através de mensagens a manifestopelaeducacao@gmail.com
e vamos unidos MUDAR A ESCOLA, MELHORAR A EDUCAÇÃO, TRANSFORMAR UM PAÍS.
FELIZ
DIA DOS PROFESSORES CAROS PROFESSORES ROMÂNTICOS CONSPIRADORES.
Que lindo!!! Obrigada Ely pelas lindas e sabias palavras...e que bom ter vc tão atuante e contribuindo para a renovação da educação...saudades dos nossos momentos de formação...
ResponderExcluirBom dia, Ely e RCs!
ResponderExcluirRealmente, não vejo como desejar feliz dia do professor, quer ele seja um Romântico, quer não.
Meu natural otimismo está a cada dia mais e mais ofuscado por essa realidade que você bem descreve e a luz no fim do túnel está distante.
Mesmo assim, romanticamente, não há que desistir. Porque educação não é pra hoje nem pra amanhã. É para as futuras gerações. Nossa atuação é sim hoje para que aqueles que educarmos construam seu próprio futuro. E que seja para a integralidade, na democracia, com dignidade, em solidariedade, na diversidade, na realidade, assim como definimos em nossa Carta de Princípios em 2008.
No cenário brasileiro atual, sinto que a atuação romântica pode sim, ser uma atuação local na intenção de provocar o máximo de professores, estudantes e familiares (além de outros atores da comunidade) para a prática desses princípios no hoje, entendendo que servirão de fundamento muito bem enraizado para a transformação do Brasil.
Pensar localmente, no tamanho das próprias pernas é que me mantém romântica.
Pensar localmente, na beleza e na riqueza (sob vários aspectos) deste país é que me mantém romântica.
Eu realmente creio que 99% dos brasileiros merecem meu esforço. Se não me sentisse assim, talvez já tivesse desistido.
Como disse Darcy temos que nos alegrar por não estarmos ao lado dos "vencedores" pois esse 1% de brasileiros nunca vai valorizar a LDBEN - vão enfiar goela à baixo uma MP (veja se pode?!?!?) do Ensino Médio, um Projeto de Escola sem partido, uma PEC 241 (veja se pode, de novo?!?!) - que dirá um Manifesto Romântico.
Então, "vambora" continuar. Nós já temos esse poder. Nós somos Românticos Conspiradores.Não estamos sozinhos, só estamos espalhados por esse Brasilzão.
Grande abraço da
Regina Potenza