Hoje quero dar nota zero a todo
professor que em seu discurso de primeiro dia de aula já ameaçou os alunos de
serem reprovados e já afirmou que prestassem muita atenção em tudo que ele
falasse, pois costuma dar muitos zeros e dez só para Deus.
Como pode ter a pretensão de ser
professor de Deus e ainda por cima submetê-Lo a uma prova?
Oras professor, no lugar de estar
anunciando que vai colocar Deus à prova, deveria estar é preocupado do como vai
prestar contas a Deus por centenas de cérebros que o senhor auxilia adesperdiçar nos bancos escolares.
Deveria também professor, estar
preocupado como será que o senhor deve fazer com CADA UM de seus alunos para
que eles consigam assimilar 100% do que o senhor se propõe a transmitir-lhes.
Ou será que o senhor apenas planeja transmitir um pouquinho do mínimo
necessário?
Lembro-me que há certos
professores que gostam de ameaçar principalmente aqueles alunos repetentes.
Estava eu escolhendo entre as
inúmeras denúncias que tenho recebido, qual seria o assunto do NOTA ZERO desta semana, quando recebo um telefonema de
uma mãe desesperada porque seu filho, aluno repetente da rede estadual, não
quer mais ir à escola uma vez que sua professora de matemática garantiu, desde a primeira aula do ano, que ninguém com ela tira dez e que é muito difícil um
repetente passar de ano.
O final do ano está chegando, e o aluno está desanimado pelas palavras de desânimo que seu professor lhe dirigiu.
O final do ano está chegando, e o aluno está desanimado pelas palavras de desânimo que seu professor lhe dirigiu.
NOTA ZERO para professores que ameaçam, uma vez que isto chega a
ter até um certo requinte de maldade e sadismo.
NOTA ZERO para a prática da ameaça e descrença.
NOTA ZERO para o desafio inatingível.
Por favor, vamos ver se os senhores
conseguem aprender e praticar estas três regrinhas básicas para alavancar
alunos:
1- Acreditar
que aquela criatura é capaz de mudar para melhor, é capaz de progredir, de
conquistar o sucesso até que um dia chegue ao uso de toda sua potencialidade
cerebral.
2- Oferecer
oportunidades do aluno conviver com estímulos que o desafie de maneira a que
consiga realizar com sucesso aquilo que um dia foi um fracasso.
3- Medir os pequenos
progressos e verbalizar de maneira bem concreta tais progressos de maneira que
o individuo, e todo seu meio ambiente, compreendam que está progredindo e
caminhando em direção ao sucesso.
Com certeza, se o professor colocar em prática esta
“regra de três” posturas a incógnita será revelada e o resultado será alunos
estimulados e seguros para andar com passos firmes pela estrada do
aprender.
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