quarta-feira, 12 de setembro de 2012

53- Ameaçando reprovação e nota dez só para Deus.


Hoje quero dar nota zero a todo professor que em seu discurso de primeiro dia de aula já ameaçou os alunos de serem reprovados e já afirmou que prestassem muita atenção em tudo que ele falasse, pois costuma dar muitos zeros e dez só para Deus.

Como pode ter a pretensão de ser professor de Deus e ainda por cima submetê-Lo a uma prova?

Oras professor, no lugar de estar anunciando que vai colocar Deus à prova, deveria estar é preocupado do como vai prestar contas a Deus por centenas de cérebros que o senhor auxilia adesperdiçar nos bancos escolares.

Deveria também professor, estar preocupado como será que o senhor deve fazer com CADA UM de seus alunos para que eles consigam assimilar 100% do que o senhor se propõe a transmitir-lhes. Ou será que o senhor apenas planeja transmitir um pouquinho do mínimo necessário?

Lembro-me que há certos professores que gostam de ameaçar principalmente aqueles alunos repetentes.

Estava eu escolhendo entre as inúmeras denúncias que tenho recebido, qual seria o assunto do NOTA ZERO  desta semana, quando recebo um telefonema de uma mãe desesperada porque seu filho, aluno repetente da rede estadual, não quer mais ir à escola uma vez que sua professora de matemática garantiu, desde a primeira aula do ano, que ninguém com ela tira dez e que é muito difícil um repetente passar de ano.
O final do ano está chegando, e o aluno está desanimado pelas palavras de desânimo que seu professor lhe dirigiu.   


NOTA ZERO para professores que ameaçam, uma vez que isto chega a ter até um certo requinte de maldade e sadismo.  

NOTA ZERO para a prática da ameaça e descrença.

NOTA ZERO para o desafio inatingível.

Por favor, vamos ver se os senhores conseguem aprender e praticar estas três regrinhas básicas para alavancar alunos:

1-   Acreditar que aquela criatura é capaz de mudar para melhor, é capaz de progredir, de conquistar o sucesso até que um dia chegue ao uso de toda sua potencialidade cerebral. 

2-    Oferecer oportunidades do aluno conviver com estímulos que o desafie de maneira a que consiga realizar com sucesso aquilo que um dia foi um fracasso.

3-      Medir os pequenos progressos e verbalizar de maneira bem concreta tais progressos de maneira que o individuo, e todo seu meio ambiente, compreendam que está progredindo e caminhando em direção ao sucesso.

Com certeza, se o professor colocar em prática esta “regra de três” posturas a incógnita será revelada e o resultado será alunos estimulados e seguros para andar com passos firmes pela estrada do aprender.  

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